Estes são os bens e serviços que a SCIRE desenvolve para resolver o seu problema:

Due Diligence Ambiental - DDA

O conceito de Due diligence tem origem no meio jurídico, e remete a um estudo estratégico, de cunho ambiental, que subsidia a tomada de decisão do empreendedor quanto à implantação/desmobilização/aquisição/alteração de um empreendimento.

Neste tipo de estudo, são colhidas e avaliadas informações ambientais, identificados os passivos associados, caracterizados e quali-quantificados os riscos inerentes ao processo, fornecendo desta forma, as informações-chave para a tomada de decisão por meio de um relatório gerencial claro e objetivo.

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é o processo gerencial pelo qual se administra uma série de programas ou atividades ambientais. Para a execução desta tarefa, é necessária muitas vezes a aplicação de conhecimentos em Gestão de Pessoas e Gestão Financeira, contemplando tanto o caráter técnico como administrativo.

A SCIRE executa a gestão ambiental para empreendimentos que demandam um corpo técnico qualificado sem comprometer o orçamento financeiro de sua organização. É justamente nesta perspectiva em que nossa empresa se coloca, priorizando as oportunidades de melhoria, otimizando equipes, materiais e enxugando o orçamento do empreendimento.

Elaboração e Implantação de Programas Ambientais

Os Programas Ambientais são fundamentais na etapa de implantação e operação de empreendimentos potencialmente poluidores. Sua metodologia é descrita no PBA (Projeto Básico Ambiental) ou no PCA (Plano de Controle Ambiental) e sua execução pode ocorrer nas etapas de implantação e operação de um empreendimento.

Os Programas Ambientais devem ser executados com eficácia e gerenciados com maestria. São os Programas Ambientais os responsáveis por mitigar grande parte dos impactos causados pelo empreendimento, bem como gerar um banco de dados com novas informações socioambientais da área de influência.

Dentre os Programas Ambientais mais comuns, pode-se citar o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, Programa de Educação Ambiental, Programa de Monitoramento de Processo Erosivos, Programa de Implantação de Faixa Ciliar, Programa de Resgate de Germoplasma, Programa de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas, entre outros.

Regularização e Licenciamento Ambiental

Ao contrário do que muitos imaginam o licenciamento ambiental não é um simples preenchimento de formulários.

É um processo dinâmico, que envolve equipe técnica qualificada, representantes do empreendedor, dos órgãos públicos e da sociedade civil, e que possui em seu escopo uma série de procedimentos e estudos que precisam ser elaborados para se viabilizar um projeto.

Com a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal n. 12.651/2012) novamente a implementação da política ambiental brasileira recebe novos contornos. Neste contexto, inúmeros empreendimentos encontram-se em situação de irregularidade ambiental ou deverão ser construídos dentro dos preceitos da Lei. Para isso, a equipe SCIRE dispõe de profissionais experientes técnica e gerencialmente, que irão atuar no intuito de viabilizar o seu projeto.

Basicamente existem três Licenças Ambientais a serem obtidas:

  • Licença Ambiental Prévia – LP (Aprova o Projeto)
  • Licença Ambiental de Implantação – LI (Autoriza a Instalação)
  • Licença Ambiental de Operação – LO (Autoriza a Operação)

Dentre o pacote de produtos desenvolvidos pela SCIRE par ao licenciamento ambiental, tem-se:

  • Estudo de Impacto Ambiental (EIA);
  • Relatório de Impacto ambiental (RIMA);
  • Estudo Ambiental Simplificado (EAS);
  • Relatório Ambiental Simplificado (RAS);
  • Estudo de Conformidade Ambiental (ECA);
  • Projeto Básico Ambiental (PBA);
  • Plano de Controle Ambiental (PCA);
  • Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).

Análise de Riscos e Plano de Gerenciamento

As análises de risco constituem importante ferramenta operacional nas plantas industriais. Além disso, muitos órgãos ambientais solicitam que sejam conduzidos, simultaneamente com o licenciamento ambiental, o Estudo de Análise de Riscos (EAR) e o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O EAR analisa de modo quali-quantitativo os riscos ambientais em função das ameaças (perigo) e vulnerabilidades. Já o PGR traz as diretrizes para prevenção, mitigação e minimização dos riscos dentro de uma planta industrial e redondezas.

Pesquisa & Desenvolvimento

Aliada com o desenvolvimento prático, a SCIRE Engenheiros Associados atua na área de Pesquisa & Desenvolvimento de novas tecnologias ambientais. Com a participação de profissionais de carreira acadêmica, ocorre a interação de conhecimento necessária para os insights e criação de novos saberes.

O setor de P&D da SCIRE é focada no desenvolvimento de modelos matemáticos, programas, e de avaliação de qualidade em Gestão Ambiental.

Perícias e Auditorias

Perícia

Uma perícia está normalmente vinculada a um processo judicial. Neste tipo de trabalho, se avalia a lide por meio de semiotécnicas, gerando um laudo pericial que traz as respostas à quesitação realizada pelas partes e todas as informações ambientais necessárias para fundamentar a decisão judicial.

Os consultores SCIRE apresentam os pré-requisitos necessários para atuar tanto como peritos do juiz como assistentes técnicos das partes, sempre de forma ética e dentro dos preceitos técnicos.

Auditoria

Auditoria ambiental é um instrumento de verificação de conformidades ambientais. Pode ser baseada em um checklist, em normas específicas, ou em um roteiro pré-estabelecido elaborado por uma equipe especializada. Seu objetivo é verificar se existe ou não conformidade ambiental nos diversos setores e processos de uma organização.

A auditoria é uma etapa fundamental nos processos de Certificação Ambiental, na implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e nos Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR)

 

Engenharia de Avaliação

Consiste no ramo da ciência que estuda a valoração de benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas de uma propriedade. Seu objetivo é estimar - por meio de pesquisas de preço e cálculos de mercado - o valor real de uma propriedade rural, de um bem, ou de uma área produtiva.

É utilizada com sucesso em disputas judiciais, em negociações, em compra e venda de ativos e em indenizações.

Linguagem

Português (BR)

Acesso Móvel

Este website pode ser visto em seu celular android, blackberry, tablet, ipad e iphone.

Fotos

SCIRE - Engenheiros Associados - Av. Pres. Kennedy, 1333 - Ed. Presidente, Sl. 616 - Fone: 48 32593243 - São José, Grande Florianópolis, SC